O consumo aparente do alumínio tem apresentado um crescimento representativo para o mercado do metal. Em 2014, o consumo foi de cerca de 1,5 mi de toneladas, enquanto para 2020 estima-se um aumento de 5% nesses números, chegando a 1,6 mi de toneladas. Segundo o presidente da ABAL – Associação Brasileira da Indústria do Alumínio, 2020 tem os ingredientes para ser um ano melhor para o segmento, considerando o crescimento das indústrias de embalagens, transporte e construção civil, que desde o segundo trimestre de 2019 se mostram mais forte.
E falando no crescimento de 2019, ainda no primeiro semestre do ano, o consumo do alumínio subiu cerca de 7,5% chegando a 731,8 mil toneladas só no período, também segundo dados disponibilizados pela ABAL. A produção nacional do alumínio foi responsável por 626,1 mil toneladas desse volume, alta de 7% de janeiro a junho do comparativo anual.
Como destaque em volume e percentual, podemos citar as chapas, que apresentaram alta de 16% no período, chegando então a 349,6 mil toneladas. A importação do produto chegou a 45,6 mil toneladas, totalizando um crescimento de 62,1%. Tais informações constam em reportagem do Valor Econômico, com dados apresentados também pela ABAL.
O consumo de alumínio
A alta no consumo de chapas de alumínio reflete diretamente no comportamento do principal segmento de metais, que é o de embalagens. No primeiro semestre, o setor consumiu 287,9 mil toneladas, sendo então considerada uma alta de 11,1%. Outro segmento que apresenta números representativos de crescimento é o de transportes, que se mostrou como o segundo maior consumidor de alumínio no primeiro semestre, chegando a 122,2 mil toneladas.
Espera-se que para 2020, cerca de 800 mil toneladas sejam produzidas em território nacional. Os números apresentam todas as expectativas do metal para o ano de 2020, sendo então um ponto positivo e de esperança para o crescimento do segmento no país, caso as estratégias de exportação sejam bem definidas e a produção nacional incentivada, a fim de estabelecer o equilíbrio e os bons números já vistos pelo segmento em anos anteriores.
Faça a sua cotação para compra de metais. Aqui na Galeazi trabalhamos com preços competitivos e justos, de acordo com as cotações mundiais, que você pode consultar no nosso site. Entre em contato com nossa equipe.
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência com nosso conteúdo. Para saber mais sobre como gerenciá-los, leia nossaAceitarPolitica de privacidade